5 vantagens da TIP na propriedade
Com planejamento bem direcionado, a técnica traz mais produtividade ao rebanho.
O manejo da TIP (Terminação Intensiva a Pasto) ocorre na área de pastagem da propriedade, consistindo na administração de suplementação de ração no cocho, pelo menos uma vez ao dia.
Apontada por especialistas com uma técnica capaz de dobrar e até triplicar a produtividade na engorda de bovinos, esta é também uma prática adotada pelo Grupo Monte Azul em seu rebanho.
Na Fazenda Alvorada, que inclui nossas atividades de engorda e confinamento da raça Nelore, também é realizada a TIP. No total, são dois giros de 30 TIP’s, com 2.600 animais, pelo período de 110 dias.
Mas, afinal, quais são as principais vantagens de adotar essa técnica na propriedade? Confira agora!
1. O sistema intensivo de terminação está diretamente relacionado à sustentabilidade da pecuária, pois permite produzir maior quantidade de carne em uma menor área de terra.
2. A estratégia de terminar bovinos a pasto, mesmo com a suplementação, elimina os custos com a construção de um confinamento e reduz custos com maquinário.
3. É possível alcançar melhor conversão dos animais, redução de perdas e maior velocidade na terminação do rebanho, aumentando a rentabilidade econômica do pecuarista.
4. Na TIP, não há necessidade de mudança de ambiente produtivo, como em sistemas de engorda nos confinamentos. Ou seja, o rebanho permanece na área de pasto e, por isso, não tem qualquer estresse com a transferência de ambiente.
5. A técnica ainda oferece bom custo-benefício da arroba engordada, já que não requer grandes investimentos em infraestrutura ou em mão de obra, tornando-se mais acessível à propriedade.